quarta-feira, outubro 24, 2012

Vergonha Nossa

(manifestante durante os protestos estudantis de 2012 - Teresina/Pi)



          Ontem quebrei minha promessa e assisti ao debate dos dois candidatos ao 2º turno das eleições municipais de Teresina.
Não vi propostas, não vi soluções, não vi seriedade. O que vi foi um festival de troca de acusações e um grande teatro. Me lembro logo da letra do Rage Against the Machine: "eles aparecem como dois, mas falam como um". E é isso. Dois lados idênticos de uma mesma política corrupta e vergonhosa. 

         Por quase 5 anos fui acadêmico de Direito. Entrei na faculdade com aquele sonho estúpido, aquela ilusão boba de que o mundo era um lugar bonitinho e a Constituição era o grande escudo da democracia moderna. Desencantei. Conheci a corrupção em todos os níveis e esferas dos três poderes.

         Lembro bem que durante os mandatos do candidato que tenta voltar, nada foi feito pela cidade, senão a implantação de um sistema conhecidamente fraudulento de multas de trânsito, merenda escolar enterrada, desvio de verbas. 
        No mandato do que ainda é e tenta ficar, o que me vem logo à memória é tudo o que vivemos durante os protestos de setembro de 2011 e janeiro de 2012.Lembro bem a postura do Sr. Prefeito Bigode, que quando não se escondia com medo de assumir a posição de governante e evitar que a cidade chegasse ao caos, ia pros meios de comunicação bem pagos pelo seu bolso numa tentativa ridícula de manipulação, criminalizando o movimento e os estudantes. 

VOTO NULO e explico: Não quero ter na minha consciência a responsabilidade de ter contribuído para colocar mais um boneco sujo na cadeira. Que não me venham os iludidos com a escusa de que "quem deixa de votar colabora pro outro". Pergunto: que outro? pra mim são todos o mesmo.
Não votei, não voto, não votarei. Esse é meu protesto contra um sistema corrupto, repressivo e de pura aparência. Não respeito o processo eleitoral e nem candidatos enquanto pessoas realmente sérias não se apresentarem ao certame. 

É direito de um cidadão viver na ilusão na cria. Não tenho dó de quem alimenta o Lobo do Sistema com sua própria ignorância. 

Voto Nulo porque me envergonho dos candidatos que temos.